sexta-feira, 27 de novembro de 2015

A ARTE DE SER PAPAI NOEL

O que é Ser Papai Noel?
Ser Papai Noel, não é apenas comprar ou alugar uma fantasia vermelha, colocar uma almofada na barriga e pronunciar o famoso ‘Ho, Ho, Ho...’
Ser Papai Noel exige uma responsabilidade muito grande, pois é um papel que deve ser interpretado com maestria, por pessoas bem preparadas ou alguém que conheça bem os pequenos, e que tenha conhecimento das ferramentas necessárias na construção deste ser onírico com tamanha influência num universo tão especial. Afinal, está em jogo uma das fases mais bonitas do imaginário infantil capaz de acreditar numa fantasia, onde a alegria de ser criança torna tudo possível.
Portanto, o Papai Noel é um personagem que deve ser interpretado com muito cuidado e com o intuito de levar o Espírito Natalino às pessoas, inclusive a quem o interpreta.
Prometer um presente específico para uma criança, por exemplo, se não puder cumprir, é um risco. Isso pode prejudicar a imagem do Papai Noel, que de “Bom Velhinho” poderá se transformar num carrasco.
Um Papai Noel não deve exigir dos pequenos apenas os bons comportamentos. As crianças sempre fazem suas “artes” e isso é natural! Enaltecer suas qualidades, caprichando nos elogios e deixando as “recomendações” por último é uma boa dica. No entanto, para essas recomendações é preciso muita cautela e que elas sejam dadas numa linguagem carinhosa, evitando que esse momento tão esperado se transforme numa noite traumatizante, com reflexos psicologicamente negativos, que os acompanharão por toda uma vida.
A caracterização:
A caracterização é fator fundamental e exige todos os detalhes. As crianças de hoje têm acesso à internet e cada vez mais se informam sobre assuntos diversos. O tradicional traje vermelho com pelúcia branca tem que ser impecável! A jaqueta, gorro e botas precisam, necessariamente, ter o aplique de pelúcia. Calça apertada nem pensar!... O Papai Noel não vai para a balada. Ele é um velhinho que usa roupa folgada, elegante, com ombreiras nas mangas bufantes do casaco, além de um vistoso cinto preto bem grande. A barba grande branca e os cabelos – naturais ou artificiais – exigem um cuidado muito especial para que seus fios não fiquem apontando nas direções Norte e Sul ao mesmo tempo. Têm de ser moldados, bonitos, perfumados e bem realistas. As luvas brancas, os óculos e o cajado também não podem faltar. Além de um saco vermelho bem grande para carregar os presentes.
A incorporação do personagem:
Incorporar o Papai Noel não é um desafio para qualquer um. Preferencialmente que ele seja interpretado por um profissional das artes cênicas, que tenha jogo de cintura para improvisar nas situações inesperadas, com bom humor e de maneira convincente. O bom velhinho deve estar sempre sorrindo, nunca ficar de cara feia e adorar dar altas gargalhadas com seu famoso Ho-Ho-Ho, a todo momento.
Interação com as crianças:
Interagir com a criançada se faz necessário! Mas essa interação tem que acontecer de maneira correta. É sempre importante perguntar o que a criança quer ganhar de presente de Natal, mas com os pais por perto. E, ao final, pedir um abraço e fazer elogios como “Grande Garoto!” ou “Você é uma verdadeira Princesa!”, etc. Isso cria um vínculo de aproximação e familiaridade.
Quase todos os shoppings estão com Papais Noéis de todos os tipos. Se alguma criança questionar essas diferenças, uma boa saída é dizer: “Eu sou o seu Papai Noel”... “Eu vim especialmente para você”... “Sou o Papai Noel que você traz no coração!”
Um Papai Noel nunca deve:
Um Papai Noel jamais poderá estar com cheiro de álcool ou cigarro. E uma pastilha de hortelã, nos intervalos, é essencial para deixar o hálito sempre agradável e refrescante. O “Bom Velhinho”, nunca deve gritar, falar palavrões ou ficar bravo com nenhuma criança, que sentar no seu colo ou tentar puxar sua barba. Uma boa dica para se livrar dos puxões é dizer que o Papai Noel sente dor quando alguém puxa sua barba. Mas que quando a criança passa a mão devagar e com carinho, que isso lhe garantirá sorte por toda a vida. Um Papai Noel é paciente e gosta de crianças!
Cuidados com o figurino:
O Papai Noel vem apenas uma vez por ano e é esperado com muita expectativa. Seu figurino não deve trazer nenhum cheiro desagradável. A higienização do mesmo é um fator que requer um zelo à parte. Ao tirá-lo do armário, mande-o a uma boa lavanderia para que seja feita uma lavagem a seco e mantenha-o sempre com cheirinho de um bom amaciante. Se a criança perceber qualquer odor desagradável, era uma vez a magia desse personagem tão querido. Roupas amarrotadas então, sem chance! Imagina-se que o Papai Noel vem de trenó e não de dentro de uma garrafa.
Juntando tudo isso a um animado “Ho-Ho-Ho e a um sincero Feliz Natal!”, adultos e crianças jamais vão negar um sorriso!

Renan Rossini
DRT: 9.435
3214-4088

Nenhum comentário: